Atualize seu navegador!
Notícias

1ª EDIÇÃO DO INFORMATIVO DA APAE DE GOUVEIA DE 2011

1ª EDIÇÃO DO INFORMATIVO DA APAE DE GOUVEIA DE 2011

“Cada ser humano é único e irrepetível.

É indispensável respeitar o ritmo, o estilo de inteligência,

a cultura de origem e o repertório de cada um.”

O Movimento APAEano surgiu no Brasil em 1954 na cidade do Rio de Janeiro. Hoje completa 57 anos de existência. Atualmente, as APAEs estão presentes em mais de 1.500 municípios brasileiros, constituindo-se no maior movimento comunitário do mundo. Trata-se de uma associação civil, filantrópica, ou seja, uma associação que presta serviços à sociedade, principalmente às pessoas mais carentes, e não possui como finalidade a obtenção de lucro. Tem caráter assistencial, educacional, cultural, de saúde, de estudo, pesquisa e outros. Por ser filantrópica, sobrevive exclusivamente de doações.

Adota como símbolo oficial do movimento APAEano, a figura da flor de margarida, com pétalas amarelas, centro amarelo-ouro, pedúnculo e duas folhas verdes, uma de cada lado, ladeada por duas mãos em perfil, na cor branca, desniveladas, uma em posição de amparo e a outra, de orientação, tendo em baixo, partindo do centro, dois ramos de louro contendo 22(vinte e duas) folhas, sendo dez folhas do lado esquerdo e doze folhas do lado direito.

A sigla APAE significa Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, sendo assim, é correto dizer, a APAE, e não o APAE como algumas pessoas dizem.

Esta entidade tem por MISSÃO promover e articular ações de defesa de direitos, prevenção, orientações, prestação de serviços, apoio à família, direcionadas à melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência e à construção de uma sociedade justa e solidária.

Seu foco de atuação é a “Pessoa Com Deficiência - PCD”, aquela que apresenta perda ou alteração de uma estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatômica que gere incapacidade para o desempenho de atividades, e/ou necessidades que impliquem em atendimento especializado tendo como referência sua inclusão social; e esta só acontecerá de fato se forem válidos os direitos assegurados pela Constituição Federal Brasileira, direitos esses: a educação, trabalho, saúde, cidadania, transporte, lazer, acessibilidade, assistência social, cultura, dentre outros.

O âmbito de atuação da APAE de Gouveia é o próprio município – exclusivamente dentro dos seus limites territoriais - podendo, mediante termo de ajuste, atender, nos limites de sua capacidade instalada, pessoas com deficiência residentes em outros municípios, desde que não exista neles unidade APAEana criada e seja formalizado o respectivo termo de parceria.

Seus principais objetivos, dentre outros, são:

a) Promover a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência, preferencialmente intelectual, em seus ciclos de vida, crianças, adolescentes, adultos e idosos, buscando assegurar-lhes o pleno exercício da cidadania;

b) Articular junto aos poderes públicos políticas que assegurem o pleno exercício dos direitos da pessoa com deficiência e com outras entidades privadas no município, ações e serviços que atendam a causa da pessoa com deficiência em qualquer de seus aspectos;

c) Promover a acessibilidade.

Todas as APAEs são associações que sobrevivem de doações, inclusive são dirigidas por uma equipe de voluntários, ou seja, ninguém recebe pagamento algum  para desempenhar suas funções. Todos os membros são eleitos pela Assembléia Geral, para mandato de três anos, logo, também é o caso da APAE de Gouveia.

Aqui, na cidade de Gouveia, a associação foi criada em 04/11/1991, contando com aproximadamente 20 anos de atividade. Esta encontra-se localizada à Rua Ragosino Abaeté, nº 101 no Bairro do Sol.

Atualmente é dirigida pelos seguintes membros voluntários:

Diretoria Executiva:

 Presidente: Amauri Ribas; Vice- presidente: Antônio Bueri Júnior; 1ª secretaria: Irene Ribas; 2ª secretaria: Maria Izanete da Silva; 1º Diretor financeiro: Elza Ferreira de Moura; 2º Diretor financeiro: Sr. José Valdeci Duque; 1º Diretor de Patrimônio: Gilma Maria de Araújo; 2º Diretor de Patrimônio: Marcos Deodato dos Santos; Diretor Social: Martinho da Silva Rodrigues;

 Conselho Administrativo:

Sandra Aparecida de Araújo; Adão Pereira de Souza; Maria Geralda de Carvalho; Diná da Conceição dos Santos; Francisco de Assis Alves; Veridiana Alexandra Goés Veloso; Luiza da Conceição Cotta; Édila Marilene do Nascimento; Senira Pereira de Souza; Maria Aparecida Silva Moura. 

 Conselho Fiscal:

Luiza Marilac da Silva; Walisson do nascimento Andrade; Maria Maura de Abreu; Maria Rosilda Pereira;

Geraldo das Dores Araújo;

 Autodenfesores:

Ludimília da Paz Arante; Luciano da Conceição de Souza;

Para o desenvolvimento de atividades e atendimento no dia-a-dia dos alunos, a APAE de Gouveia é mantida por contribuição de associados; eventuais colaborações anônimas; doações diversas ( prestações pecuniárias, alimentos e outros insumos); apoio de poucas empresas do comércio local; recursos da merenda escolar (MEC/FNDE), renda de eventos comunitários; colaboração da Prefeitura Municipal com o pagamento do aluguel do prédio da escola e 05 funcionários; colaboração da Federação Mineira das APAEs com o Estado de Minas Gerais com o pagamento de 09 servidores da educação; participação em campanhas de captação de recursos da Federação Nacional das APAES com a venda de rifas APAE NOEL, doações de alimentos através da CONAB e Frutivale e outros. Entretanto, todas essas doações citadas, não são suficientes para seu custeio, tampouco para proporcionar investimentos em infra-estrutura e rede física da reforma e construção da nova sede, situada à Rua Nossa Senhora Das Dores, nº 1187, Capelinha, Gouveia; um sonho que agora se torna realidade.

Esta instituição não é um órgão pertencente aos governos Federal, Estadual e nem Municipal, como muitas pessoas pensam, rejeitando assim a fazer suas doações. Entendemos ser responsabilidade de cada cidadão contribuir para a manutenção e desenvolvimento desta entidade tão especial.

A construção da nova sede da APAE de Gouveia já foi iniciada no terreno cedido pela Eletrobrás. E para darmos continuidade aos trabalhos, pedimos o seu apoio financeiro, doações de materiais de construção, mão-de-obra,... pois enfrentamos sérias dificuldades para execução desta obra grandiosa. As doações podem ser feitas na secretaria da APAE, na Rua Ragosino Abaeté, 101, Bairro do Sol.  Já recebemos doações diversas, tais como materiais do Pró-Vida, recurso financeiro do Banco BMG, mão de obra  e outros serviços da prefeitura,  doações de pessoas da comunidade que estão abraçando a nossa causa e vendo de perto a nossa necessidade.

Nós, da equipe APAEana, (alunos, pais, funcionários e direção) já reconhecemos o grande esforço de todos que tem nos ajudado, somos imensamente gratos, mas, ainda precisamos urgentemente de doações pois a nossa  reforma e construção  caminha a passos lentos.

  “Tome uma atitude, quebre as barreiras e construa você também a acessibilidade para a pessoa com deficiência intelectual.” Colabore com a APAE de Gouveia: seja mais um amigo do excepcional; torne-se um sócio contribuinte da nossa associação! Conheça a nossa APAE e venha fazer parte desta família.

Receba, desde já, o nosso muito obrigado.

Abraços

Comunidade Apaeana

Gouveia-MG, agosto de 2011

 

Fonte:* http://www.gouveia.apaebrasil.org.br

*APAE de Gouveia/ Estatuto

 


Fonte: http://www.gouveia.apaebrasil.org.br *APAE de Gouveia/ Estatuto